.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 7 de maio de 2016

Jovens da rede pública de ensino embarcam neste sábado (7) para intercâmbio internacional financiado pelo Governo


“É uma conquista muito grande não só para mim, mas para toda a minha família. Vim do interior para a capital e daqui sigo para a Argentina, onde vou estudar espanhol. Fazer parte de um programa como esse é uma felicidade imensa”. O depoimento da estudante de Química, Carmichelly Vieira da Silva, 20 anos, moradora do município de Zé Doca, reflete a alegria dos 23 estudantes da rede pública que neste sábado (7) embarcam para a Argentina e França, onde realizarão intercâmbio internacional por meio do Programa Cidadão do Mundo, programa inédito do Governo do Maranhão.

Na tarde da última quinta-feira (5) os alunos foram recepcionados pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões. Durante conversa com os estudantes, o governador destacou a importância do programa que é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). “O programa tem a dimensão do aprimoramento para o mercado de trabalho, também conta com a dimensão das oportunidades acadêmicas que eles vão adquirir”, destacou o governador.

“Esse é o caminho para formarmos profissionais completos que vão nos ajudar no seu retorno, transformar a realidade das instituições educacionais do Maranhão, de modo que também se insere na nossa visão de igualdade de oportunidade que é a característica do nosso governo”,completou Flávio Dino.

O Programa ‘Cidadão do Mundo’ tem como objetivo capacitar alunos na faixa etária entre 18 e 24 anos, para que eles possam alcançar domínio funcional das línguas inglesa, francesa e espanhola. Nesta primeira etapa, foram certificados 23 alunos, de um total de 100 que serão beneficiados.

“Investir nos jovens é um grande passo para a melhoria da sociedade e este governo tem prezado pelo aperfeiçoamento, qualificação e melhoria da qualidade de vida dos jovens maranhenses. Essa oportunidade é ótima para todos nós que estamos participando desse projeto, estou bastante ansiosa, pois é uma chance única que o governo está proporcionando. Não consigo descrever a importância que esse programa vai agregar para minha vida pessoal e profissional”, completou Carmichelly.

As famílias dos estudantes beneficiados também comemoram a conquista dos filhos. “Uma oportunidade única para quem tinha isso apenas como um sonho” disse Reneure Rodrigues Ramos Costa, mãe da estudante Taíse Cristina Ramos Costa, que cursa Geografia na Uema, agraciada pelo programa.

“Esse programa significa uma nova oportunidade para que os jovens possam alcançar seus objetivos, serve para o desenvolvimento intelectual, social, econômico para que eles ampliem seus conhecimentos. Esse programa representa muito para minha família, estou torcendo por ela”, relatou Reneure.

Dos alunos que viajam nesse sábado, 17 irão para a cidade de Buenos Aires, na Argentina, e seis para Montpellier, na França. Os jovens terão 90 dias para conhecer uma nova cultura e ampliar seus conhecimentos.Durante o intercâmbio os alunos receberão bolsas de estudos na modalidade Cursos de Idioma Estrangeiro e Ensino Médio no Exterior, que serão aperfeiçoados.

Segundo a coordenadora do programa Cidadão do Mundo, Fabiana Moura, essa iniciativa é de grande importância para a valorização dos jovens. “Esse momento é muito importante para esses jovens, pois eles se sentem valorizados. Tem muito jovem de origem humilde que nunca viajou para fora do país, o programa é uma oportunidade que talvez eles não teriam. O governador Flávio Dino está acompanhando de perto o programa, tenho certeza da importância para eles em receber ações como essa”, pontuou Fabiana.

“Nós conseguimos materializar um programa pioneiro no estado que é o Cidadão do Mundo. Esse caráter pioneiro prova que pela primeira vez o Governo do Estado envia jovens maranhenses para o exterior para fazer esse intercâmbio, que antes quase sempre era possível somente para pessoas de classe média alta”, concluiu o secretário Jhonatan Almada.

Para o deputado estadual Bira do Pindaré, que também participou do encontro com os jovens antes do embarque para o intercâmbio, o momento é muita alegria. “É uma satisfação imensa ver esse projeto, esse sonho se concretizando”.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, também comemorou as conquistas que este programa traz para a juventude maranhense. “Esse programa, além de inovador, é muito positivo porque é uma política que demarca uma de gama de oportunidades para juventude do estado”, ressaltou a secretária.

Após a realização do intercâmbio os estudantes deverão apresentar produção escrita sobre a experiência, pré-requisito para a certificação dos participantes no programa. A expectativa para a segunda turma do Cidadão do Mundo é de que os alunos estejam embarcando para Boston (Estados Unidos) e Toronto (Canadá), no início de agosto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário