.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Nova Secretária de Saúde de Parnarama faz reconhecimento do setor estrutural da pasta com bastante otimismo!

Em faze de conhecimento do sistema estrutural da secretaria municipal de saúde, de Parnarama, (pasta que recebeu recentemente) a Enfermeira Eliete Santos, recebeu o Portal Leste Maranhense, em seu gabinete na manhã desta sexta-feira,13 para falar de seus primeiros atos como secretária.
Secretária Municipal de Saúde de Parnarama, Eliete Santos. 

Eliete Santos adiantou que para fazer um trabalho satisfatório na secretária de Saúde, se faz necessário urgentemente reconhecer de perto os problemas, os avanços e, sobretudo os instrumentos que se tem para trabalhar em prol de seu povo.

Eliete ditou os seus primeiros dias de trabalho muito mais por uma tendência do que por uma coincidência: habitualmente chega às 8h ao setor de trabalho. Neste primeiro momento a nova secretária tem dividido suas atividades no gabinete cuidando dos trabalhos interno e paralelo a isso atende ao publico. Eliete tem feito uma ponte constante entre a secretaria e a comunidade, como meta do trabalho que pretende implantar.

A chegada do material hospitalar em grande escala em Parnarama recentemente, tem mudado a rotina da Secretária Eliete Santos, que trabalha com esforços redobrados para colocar estes novos equipamentos em seus devidos lugares o que melhorará substancialmente as condições de trabalho dos profissionais da saúde e dos usuários. Segundo a secretária de saúde, o material hospitalar será para a atenção básica (que são os postos de saúde da sede e da zona rural), para a Policlínica 1º de Maio, e hospital São Domingos.
   
Eliete Santos não teve muito tempo disponível para nossa reportagem porque já tinha que sair para sua rotina de trabalho atualmente, que é vistoriar todos os postos de saúde da sede e da zona rural. Desta forma, a secretária mapeia todo o município para que as primeiras medidas de sua gestão sejam produtivas e profícuas, tendo como alvo principal o bem está da população parnaramense.

Durante a nossa conversa Eliete Santos aproveitou a oportunidade para anunciar a vinda da “Carreta da Mulher Maranhense” à Parnarama, que será nos dias 23, 24 e 25, de maio. Segundo a secretária de saúde apesar de a estrutura ser do Estado existe uma logística por parte da prefeitura, como, profissionais, estadia, estrutura da secretaria de saúde, para que os serviços sejam efetuados à população.  

“A “carreta da Mulher Maranhense” é algo muito importante para às Mulheres de nosso município. Então o nosso prefeito David Carvalho, através da secretária municipal de saúde estará dando todas as condições necessárias para que as nossas mulheres tenham estes serviços. A carreta vai ficar próxima à policlínica 1º de maio, exatamente para facilitar o atendimento”, diz a secretária.

A “carreta da mulher maranhense” disponibilizará os serviços de orientação jurídica , sócio assistencial, palestra sobre a Lei Maria da Penha, Saúde da Mulher Negra, bolsa família, e orientação nutricional. Os estandes da ouvidoria da mulher, e a biblioteca Maria da Penha, onde ensinará como é a aplicabilidade da lei, estará à disposição. As mulheres parnaramenses terão também orientações sobre rede atendimento, para mulher em situação de violência domestica.

Estarão também à disposição do segmento feminino em Parnarama nos dias 23, 24 e 25, os exames; monografia, Papanicolau (prevenção) testes rápidos do HIV, vacinas, expedições de documentos, como identidade e CPF, e tanto outros benefícios.
Lembrando que dia 31 de maio, estar vindo à Parnarama, a “Carreta da hanseníase” para cuidar unicamente da doença assim como a carreta da Mulher vai cuidar exclusivamente das mulheres.    
                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário