.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Projeto Caravana de Todos Nós promove ações em Parnarama e Matões

cidade de Parnarama-MA

Moradores dos municípios Parnarama e Matões terão acesso ao atendimento do Viva e aos serviços de saúde e ações de enfrentamento à violência contra a mulher na Carreta da Mulher. Os serviços foram iniciados na segunda-feira (23) e são uma iniciativa do Governo Estado, a partir da união de serviços do Viva e das Secretarias de Estado da Mulher (Semu) e de Saúde (SES) por meio do Projeto Caravana de Todos Nós.

“O objetivo dessa parceria é agregar os serviços públicos em uma ação consistente, que beneficiará a população com serviços de documentação básica e, em especial, às mulheres, com serviços de saúde e de orientação para o enfrentamento à violência. Estamos construindo uma agenda de atendimentos que contempla o maior número possível de cidadãos, alinhado com as metas e diretrizes estabelecidas pelo governador Flávio Dino”, afirmou o diretor-geral do Viva, Duarte Júnior.

Em Parnarama, o atendimento do Viva será realizado de 8h às 17h, até quarta-feira (25), na Secretaria de Assistência Social, localizada na Avenida Carolina, s/n, Centro, próximo à Praça Central. A Carreta da Mulher e o Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde ficarão disponíveis no mesmo local.

Já em Matões, o atendimento ocorrerá de quinta-feira (26) a sábado (28), em um prédio comercial recém construído na Avenida Presidente Kennedy, s/n, Centro, próximo à igreja do Divino Espírito Santo. A Carreta da Mulher e o Mamógrafo Móvel oferecerão atendimentos na Avenida Mundico Moraes, s/n, Centro. O horário será das 8h às 17h.

“Mulheres são vitimadas diariamente pela violência e precisam conhecer seus direitos e como acessá-los para que possamos romper esse vínculo machista e patriarcal que tanto tem submetido as mulheres a situações de violência, hoje o ambiente doméstico é de forma incongruente e infeliz o local mais perigoso para as mulheres. Lamentavelmente, não podemos deixar de destacar que o nosso estado figura nas primeiras colocações dos piores índices de incidência de câncer de colo de útero e mama, por isso o atendimento integral à saúde da mulher que oferecemos é necessário”, declarou a secretária Adjunta da Mulher, Susan Lucena.

Pelo Viva serão oferecidos os serviços de emissão de 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.

A SES e a Semu oferecerão serviços de saúde como exame papanicolau, teste de hanseníase, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, aferição de pressão arterial, vacinas em geral, orientações sobre a saúde sexual e reprodutiva da Mulher; e ainda orientação jurídica e sócio-assistencial.

Segundo a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, a carreta integra todas as ações sociais do órgão, de forma prática e acessível em municípios do Maranhão. “Nós estaremos oferecendo serviços de enfrentamento à violência, além de trabalharmos direitos sexuais e reprodutivos e prevenção de doenças”, disse.   

Unidade Móvel

O atendimento móvel do Viva estará, também, até quarta-feira (25), das 8h às 17h, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no bairro do Bacanga, em São Luís. Desta segunda-feira (23) até sábado (28), uma unidade móvel estará disponível para a população do município de Bacuri, oferecendo serviços de documentação básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário