.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Parabéns vereadora Cristiane Bacelar! Vida longa, vitória e intensas felicidades!

Neste dia 17 de junho, a vereadora de Coelho Neto, Cristiane Bacelar SD, está de aniversário.

    Primeira, dos três filhos do casal Cláudio e Nazaré, Cristiane nasceu no dia 17 de Junho de 1974, em São Paulo. Em 1978, mudou-se para Timon onde residiam seus parentes, a tradicional família Vasconcelos. Participou ainda criança de vários momentos políticos ao lado dos avós, políticos da cidade.










   




Aos 20 anos casou-se com Magno Bacelar, indo residir em Brasília. Viveu experiência de ser esposa de Senador e deputado federal ainda bem jovem, antes do nascimento de sua primeira filha Larissa Bacelar. Ainda em Brasília graduou-se em Psicologia e foi voluntária na ABRACE (associação de apoio às crianças com Câncer). Participou de cursos na Escola de Formação de Governantes em São Luís, concluiu também o curso “O papel do vereador” pelo Programa Interlegis do Senado Federal.

    Exerceu a profissão de Psicóloga Clínica até mudar-se  para Coelho Neto em 2003, ao lado de seu esposo e filha de 4 anos. A chegada à cidade também trouxe a grata surpresa de saber que estava grávida novamente de sua segunda filha Layla Bacelar. Assumiu por oito meses a Secretaria Municipal de Assistência Social. Especializou-se em Psicopedagogia, fundou o Movimento de Mulheres de Coelho Neto e a Associação Jovens de Sucesso, visando sempre a geração de renda para as pessoas mais desassistidas como os jovens e as mulheres através de trabalhos alternativos como artesanato, reciclagem, cursos para capacitação de mão-de-obra, investimento nos artistas locais, incentiva a agricultura de fundo de quintal e comercialização de produtos. Ajudou a criar a associação dos cabeleireiros, barbeiros e profissionais de beleza de Coelho Neto. Trouxe a primeira psicóloga, em 2003, para Município.

    Foi Membro do conselho de Assistência Social, Conselho de defesa dos direitos das mulheres, e Conselho de Segurança alimentar. Como voluntária desenvolveu trabalho com os detentos, valorizando a mão de obra artesanal para que houvesse alternativas a ser devolvidas com a sociedade.

Cristiane participou da Pastoral da Família na capela Mãe do Salvador e da Pastoral da Liturgia na Matriz de Santana. Acompanhou o crescimento da gruta Nossa Senhora do Amparo. Incentivou ativamente o associativismo de moradores e de categorias de trabalho.

    Nos quatro anos de mandato do esposo como prefeito, representou bem o município de Coelho Neto nos encontros de Primeiras Damas promovidos pelo Governo do Estado. Em vários momentos. Destacou-se como palestrantes em entidades filantrópicas, faculdades, igrejas.

 Ainda em Coelho Neto iniciou a graduação em Administração, dando continuidade em São Luís na forma de Especialização em Administração Pública. Sempre estudando, dedicou-se a Saúde Pública. Focando contribuir com a aplicação do SUS, participou de cursos de Epidemiologia, Auditoria e Financiamento do SUS, Atenção Primária em Saúde e Aperfeiçoamento e Qualificação dos gestores do SUS pela UFMA e FIOCRUZ .

    Em 2009, é nomeada Assessora Técnica da Regional da Ilha na capital, logo em seguida assumiu a Direção de um Hospital Estadual. Empenhou-se em trabalhos voluntários junto a ALM/MA( Associação dos Lesados Medular do Maranhão), a Escola de Cegos e Associação dos Cegos do Maranhão. Estabeleceu parcerias com a Associação dos Surdos. Membro do Conselho de Psicologia do MA, participa do movimento sindical dos Psicólogos, cursou o MBA de Executivos em Saúde pela fundação Getúlio Vargas. Num momento de ascensão profissional, desenvolvendo um bom trabalho e cultivando grandes amizades em São Luís, decide voltar a morar em Coelho Neto. Decisão tomada diante do apelo de vários amigos coelhonetenses que nunca abandonaram lhe abandonaram.

     E em meio à euforia dos aplausos, no dia 24 de junho de 2012, o dia da convenção, ela decide iniciar sua vida política e concorrer pela primeira vez a um cargo eletivo. Eleita vereadora, desempenha a edilidade com dedicação. Assume a Presidência da Comissão de Legislação, Justiça e Reação Final, secretaria a Comissão de Revisão da Lei Orgânica. Volta investir no Artesanato, criando a Associação dos microempreendedores artesanais de Coelho Neto-AMAR/CN, provoca discussões sobre os direitos das pessoas com deficiência e incentiva a Criação da Associação de defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência-Vida Nova. Fundou o Sindicato dos Psicólogos do Estado Maranhão. Por problemas pessoais, licencia-se no meio do mandato de vereadora e imediatamente é chamada pelo Governador Flávio Dino para assumir um cargo de assessora na secretaria de Estado de Assuntos Políticos, e logo é nomeada Secretaria Adjunta.

    Numa progressão rápida dentro do Governo Estadual, destaca-se, e recebe a notícia que o suplente que ora ocupava a cadeira de vereador, negociara com o prefeito a fim de desconstituir a solicitação de uma CPI. A população solicita a volta imediata da vereadora à Câmara com faixas e manifestações. Ela retorna e num maior empenho acompanha detalhes da população e apresenta o Projeto de lei que protege a mulher contra a violência Obstétrica e por unanimidade é aprovado. Solicita Audiências Publicas.

Atualmente Cristiane Bacelar é Presidente municipal do Solidariedade, partido da qual é Presidente estadual do segmento mulher  e pré-candidata a vice-prefeita, com outra colega de Parlamento a vereadora Lú. Cristiane vive o que prega: de tanto incentivar a participação da mulher na política, aceitou este emblemático desafio que entra para a história de Coelho Neto, onde duas Mulheres estão na luta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário