.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Sema inicia as atividades do 1° Fórum sobre Comitês de Bacia Hidrográfica do Maranhão




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), deu início às atividades do 1º Fórum Estadual sobre Criação e Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) do Maranhão, nesta quinta-feira (16), na cidade de Codó.

O evento, que acontece até esta sexta-feira (17), tem o objetivo discutir e fomentar o funcionamento dos Comitês de Bacia Hidrográfica existentes no Maranhão, de maneira a engajar os diversos setores sociais no processo, além de fortalecer o Sistema de Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, disse, durante a abertura do fórum, que o Maranhão avançou bastante no que diz respeito às bacias hidrográficas. Ele informou que já são dois comitês, o do Rio Munim e do Rio Mearim.

“Ao final do Fórum teremos um documento que será usado como forma de fortalecer os comitês já existentes e a criação de novos como os dos rios Itapecuru e Preguiças. Vamos abrir um debate, dá o pontapé inicial para juntos fazermos a gestão das nossas águas”, disse o secretário.

De acordo com prefeito de Codó, Zito Rolim, as discussões são muitos importantes para o meio ambiente. “Um assunto relevante para todo ser humano. Pedimos ao Governo do Estado para tomar providências urgentes em relação ao nosso rio para a recuperação da nossa bacia, e fomos atendidos, por meio da Sema. Serão dois dias de importantes discussões em torno do tema e estaremos atentos aos resultados”, destacou.

O Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Sousa Neto, garantiu que os encaminhamentos serão encaminhados para discussão na Assembleia Legislativa. “Levaremos os encaminhamentos para a Assembleia, onde serão discutidos e possam sejam transformados em Lei”, realçou.

Entre os temas discutidos nos dois dias do fórum, água e gestão participativa, “O ABC dos Comitês de Bacia Hidrográfica” e “Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Processo de criação de CBHs estaduais”. Isso levando-se em consideração a fase de vida dos comitês já formados e as peculiaridades das regiões trabalhadas nos comitês em formação.

Serão realizadas, também, oficinas divididas por bacias hidrográficas e fases de formação. Uma programação montada, a partir de experiências da Sema, das Câmaras Técnicas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH) e CBHS do Rio Munim e do Rio Mearim, contando com a presença de palestrantes de destaque no cenário nacional de CBHs.

O Fórum é realização em parceria e apoio das CONERHs, membros dos Comitês de Bacia Hidrográficas já oficializados, Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado e Prefeitura Municipal de Codó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário