.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 6 de julho de 2016

‘Quem quer corre atrás’ Luis Serra visita escola campeã das olimpíadas de matemática do Brasil em Cocal dos Alves -PI

O movimento quase zero ao meio dia revela a cidade típica do interior, em um do raros lugares onde a violência ainda não chegou. Cocal dos Alves é um cidade com cerca de 6 mil habitantes, distante pouco mais de 300 km da capital do Piauí. Um homem de sorriso agradável, que nos recebe sem camisa, de bermudão e chinelo, esconde uma bagagem de medalhas capaz de deixar qualquer medalhista olímpico com inveja.
Mas não estamos falando das olimpíadas convencionais. As semelhanças com os jogos que nasceram em Atenas param na disciplina e no esforço que a preparação para a competição exige. Nessas, o esporte envolve muito papel e lápis, com exercícios que desenvolvem, prioritariamente, o intelecto dos alunos.


A Escola Augustinho Brandão já é destaque nacional há bastante tempo, e com a ajuda do professor Amaral, a escola virou referência em preparação de seus alunos. Eles têm colecionado vitórias não somente em vestibulares, mas também em olimpíadas de conhecimento e até mesmo em programas televisivos.
Adeptos da disciplina, seu modelo de educação foi capaz de alterar a realidade do município e atrair investimentos que possibilitaram uma estrutura condizente com as melhores escolas do estado. E não para por aí, professor Amaral conta orgulhoso que seus alunos já começaram a se formar em cursos superiores e muitos já estão voltando para cidade onde nasceram, criando um ciclo de desenvolvimento em que a própria população se sente responsável pelo seu destino.
E nesse ritmo de superação e principalmente de engajamento com novas maneiras de enxergar a realidade, uma comitiva de Coelho Neto viajou mais de 400 km para conhecer a escola que faz muito com tão pouco.


Com a presença do pré-candidato a prefeito Luis Serra, o grupo contou ainda com a presença do pré-candidato a vereador Oberdan Lopes, Jeziel e Reginaldo Sousa. A visita tinha como intuito conhecer a realidade do município, mas acabou se tornando um bate papo sobre educação e do papel transformador que pessoas comprometidas com o futuro de um cidade são capazes de assumir.
O temas foram muitos, desde a política até histórias do cotidiano da cidade. A simbiose do momento resultava em trocas de experiências muito semelhantes e também muito diferentes. O consenso é que a boa vontade e a disposição não se pode faltar em nenhum momento da vida.


A despedida na porta da escola evidenciou que pessoas de bem atraem pessoas de bem. O abraço de agradecimento que Luis Serra deu em Amaral deixou claro que naquele momento foi plantada uma semente de dois homens que têm visões de mundo bastante semelhantes.
Ainda há esperança.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário