.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

domingo, 23 de outubro de 2016

Deputado Fábio Braga parabeniza a UFMA pelos 50 anos de existência daquela Instituição de Ensino

O deputado Fábio Braga (SD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (19), para destacar os 50 anos de fundação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), celebrados, na terça-feira (18), durante Sessão Solene no plenário Deputado Nagib Haickel.
foto02-dep-fabio-braga-sessao-plenaria-140515-por-kristiano-simas
Em sua fala, Fábio Braga parabenizou a Magnífica Reitora da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, professora Nair Portela, como também os profissionais do campo acadêmico, os funcionários e os estudantes pelo Jubileu de Ouro da renomada Instituição de Ensino, onde o parlamentar se formou, após cinco anos, no curso de Direito.
Para Fábio Braga, existem dois grandes motivos para nos congratularmos com a UFMA. Primeiramente pelo aniversário da Entidade e, principalmente, pelo avanço no seu processo de expansão, ao longo dos anos, com os campi de Bacabal, Imperatriz, Chapadinha, Pinheiro, Codó, e São Bernardo.
Fábio Braga concorda que, apesar da expansão, os municípios do Maranhão precisam de mais campi, a fim de que todos os jovens tenham acesso ao ensino superior. “A educação feita no meio universitário não pode se expandir sem observar os critérios necessários, determinados pelas comissões do MEC, haja vista garantir a qualidade dos cursos superiores no País”, disse.
Na avaliação de Fábio Braga, poucas universidades brasileiras possuem qualidade e eficiência para essa expansão pois, boa parte das instituições de ensino ainda carece de cursos e de professores com mestrado e doutorado.
No pronunciamento, Fábio Braga declarou que o Estado do Maranhão depende muito das universidades públicas e particulares, para formar os cidadãos que irão influenciar e gerenciar os governos e as instituições nas próximas décadas.
FALTA DE RECURSOS
Diante dessa realidade, Fábio Braga lembrou o alerta da Reitora feito na solenidade: a falta de recursos bate às portas da UFMA que, nos últimos anos, registrou um grande crescimento em sua infraestrutura, com o objetivo de atender os alunos.
Em nome da Assembleia, Fábio Braga desejou para a Instituição de Ensino que, nos próximos 50 anos, além de expandir, qualificar e melhorar o ensino, ela venha a formar, cada vez mais, bons alunos em todas as áreas essenciais para o desenvolvimento da sociedade moderna.
“Quero parabenizar o esforço feito durante esses 50 anos pela UFMA, uma Instituição criada com o incentivo da Academia Maranhense de Letras que, depois de cinco décadas, ainda é um referencial no Maranhão e mantém um ensino de boa qualidade”, disse.
Na ocasião, Fábio Braga observou que algumas das universidades brasileiras são muito novas, como a Universidade de São Paulo – USP – colocada entre as duzentas melhores do mundo – em relação às universidades europeias, como a secular Sorbonne em Paris.
Concluindo, Fábio Braga disse que o investimento em educação é tão importante nos países da Europa e nos Estados Unidos, que o presidente Thomas Jefferson (1743-1826) redigiu o seu epitáfio, nele omitindo ter sido presidente, mas fez registrar que fundou a Universidade da Virgínia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário