.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Flávio Dino e Roberto Rocha: entre vitórias e derrotas nas eleições de 2016

robertorocha_flavio
O resultado que emergiu das urnas no domingo (2), em todo o Maranhão, trouxe à tona dois derrotados: o governador Flávio Dino (PCdoB) e o senador Roberto Rocha (PSB).
dino_curadoVirtuais adversários na disputa pelo Governo do Estado em 2018, ambos apostaram alto em 2016, de olho em redutos que lhes garantam solidez para uma marcha consistente rumo ao Palácio dos Leões daqui a dois anos.
Dino amargou derrotas marcantes em Imperatriz, Caxias e Pinheiro. Não ter conseguido a eleição de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) em São Luís no 1º turno também pode ser considerado um revés.
Na cidade de Imperatriz, o comunista viu Rosângela Curado (PDT) ficar apenas em terceiro lugar – o desempenho só não foi pior que o de Carlinhos Amorim (PDT), em 2012, que não passou de 5%.
rocha_ildonNo segundo maior colégio eleitoral do estado, Roberto Rocha também experimentou sua principal queda: o ex-prefeito Ildon Marques (PSB), favorito na disputa, ficou em segundo. Todos derrotados pelo delegado Assis Ramos (PMDB).
Em Caxias, Flávio Dino ainda divide o insucesso com seu aliado Humberto Coutinho (PDT): vitória do suplente de deputado Fábio Gentil, sobre o atual prefeito, Léo Coutinho (PSB).
simone
Derrotas, ainda, em Grajaú, com a controversa Simone Limeira (PCdoB); em Codó, com Pedro Nelo (PCdoB) ficando apenas em terceiro; e em Lago da Pedra, com Mauro JOrge (PCdoB), também apenas em terceiro lugar.
Rocha
Do lado do senador Roberto Rocha, além do malogro em Imperatriz, derrota em Balsas – em que o irmão, Rochinha, ainda é o prefeito, mas não concorreu – e, claro, em São Luís, com a decepção de Wellington do Curso fora do 2º turno.
Vitórias
Mas nem só de derrotas foram as eleições para as duas maiores lideranças com mandato no estado.
Flávio Dino derrotou a família Murad em Coroatá – um troféu pessoal perseguido pelo comunista -, elegeu Talita Laci (PCdoB) na Raposa e Domingos Dutra (PCdoB) em Paço do Lumiar.
E viu seu partido, o PCdoB, terminar a eleição com 46 novos prefeitos – eram cinco em 2012.
Roberto Rocha elegeu Luciano Genésio (PP) em Pinheiro.
São feitos dignos de registro.

Do Gilberto Lêda

Nenhum comentário:

Postar um comentário