.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 3 de abril de 2017

O cidadão comum é o protagonista

Professor Fernando Nascimento da Costa - "Fernando em Pessoa"
É compreensível que o termo “política” refere-se à responsabilidade humana para a construção de uma sociedade digna. Porém, a falta de investimentos nos elementos essenciais à vida como educação de qualidade, saúde, estradas novas, moradia, higiene urbana entre outros, tem gerado dúvidas e revolta naqueles que vivenciam esta realidade e almejam uma resposta concreta de seus governantes. Em meio a todo este cenário, encontra-se o cidadão comum, que até luta por estes diretos sociais. Mas, ao se decepcionar, se sente apenas coadjuvante deste humilhante roteiro. 

Diante disso, façamos uma alusão ao “capitulo de negativas” da obra de Machado de Assis, onde a construção da vida é o pessimismo. E, realmente, enquanto não se compreender, verdadeiramente, o conceito do que é política e a sua verdadeira função, não haverá pensamento positivo, perspectivas; progresso, ordem ou dignidade. Assim, é necessário que os representantes da sociedade em seus respectivos poderes executivo, legislativo e judiciário, percebam que quem os dão estes atributos são os cidadãos cívicos, os protagonistas desta situação, e não apenas personagens neutros.

Dessa forma, o eleitor deve conhecer o seu poder participativo, quando elege seus líderes governamentais, ou vai às ruas se manifestar pacificamente;tornando-se, portanto, elementos visíveis para o desenvolvimento de uma sociedade que se diz igualitária e democrática. 



Sobre o Autor

Professor Fernando Nascimento da Costa - "Fernando em Pessoa": É graduado em Letras, português e inglês pela renomada faculdade Anhanguera de Anápolis-GO. Além disso, é professor de Língua portuguesa: Literatura e Redação na cidade de Buriti-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário