.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 15 de abril de 2017

PREFEITO NALDO BATISTA (PC DO B) REABRE CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) NO BAIRRO BACURI


CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. 

A Prefeitura de Buriti-MA, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), comandada pela primeira-dama Gicele Lages, reabriu na última terça-feira (11) o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do município, localizado na Praça Ozires Machado, no bairro Bacuri. A unidade que estava praticamente desativada pela gestão anterior pelo menos desde o pleito eleitoral, passa a funcionar normalmente, sob a coordenação da professora Ana Iris, e vai ampliar os serviços de assistência à população da região e entorno. 

Na reinauguração do CRAS, na manhã de terça-feira 23, estiveram presentes o prefeito Naldo Batista (PC do B), seu vice Antônio Flora (PC do B), a secretária de agricultura Santana Silva, a nova coordenadora Profa. Ana Iris, e a Secretaria de Assistência Social Gicele Lages, que apresentaram as instalações da nova unidade.
Em sua fala na reabertura do CRAS, Naldo Batista destacou que em apenas três meses já tem realizações, falou das dificuldades vividas que, segundo ele, seria da total ausência de gestão passada. Anunciou reformas importantes nas escolas do município a partir de julho, sendo que, inclusive, quatro colégios serão totalmente climatizados. Disse que a partir da próxima segunda-feira (17) vai iniciar as reformas dos Mercados (Novo e o Velho) e que, em junho, a Casa de Apoio em Teresina/MA voltará a funcionar. O prefeito também voltou a dizer que vai construir um novo hospital até 2020 no local onde funcionava o antigo Hospital Smith Braz, na Avenida Ely Cerqueira Mendes, Centro, em frente à Rodoviária Municipal.

ENTENDA MAIS SOBRE O PAPEL DO CRAS

1) O que é CRAS ?
Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. 

O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.

Através de Projetos, Programas e Serviços da Política e Assistência Social, específicos da Proteção Básica, pretendem desenvolver ações que visam à inclusão, a promoção social, a inclusão produtiva, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como, a participação popular.

2) Como atua o CRAS ? 
O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.
Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência. 
Nesse sentido, destacam-se como principais atuações do CRAS:
• Presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como:
• Acolhimento;
• Acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais;
• Encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais;
• Orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;
• Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local;
• Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais;
• Inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.
• Grupo de Convivência com Idosos, Gestantes, Crianças;
• PROJOVEM Adolescente 

3) O que significam os conceitos de “Referência” e Contra-Referência do CRAS?

Referência - compreende o trânsito do nível menor para o de maior complexidade, ou o encaminhamento, feito pelo CRAS, a qualquer serviço socioassistencial ou para outra política setorial no seu território de abrangência.
Contra-Referência – inversamente ao conceito de referência, compreende o trânsito do nível de maior para o de menor complexidade, como por exemplo, os encaminhamentos feitos do CREAS ou de outro serviço setorial ao CRAS.

4) Podem ser oferecidos outros serviços no CRAS?

É permitido ofertar outros serviços, programas, benefícios, projetos e atividades no espaço físico do CRAS, desde que estes não modifiquem substancialmente a natureza e as funções essenciais do CRAS, de acordo com as definições constantes no Manual de Orientações Técnicas. Em suma, as demais atividades não podem prejudicar a execução do PAIF e a ocupação dos espaços a ele destinados.

As atividades devem ser acompanhadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Não é necessária a criação de lei municipal para regularizar a oferta de outros serviços no âmbito do CRAS.

Os demais serviços socioeducativos, ações complementares e projetos de proteção básica desenvolvidos no território de abrangência do CRAS devem ser a ele referenciados.

Com contribuição do Correio Buritiense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário