.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

domingo, 9 de julho de 2017

BALNEÁRIO VENEZA – Populares celebram a limpeza e preservação de um dos cartões postais de Caxias-MA

Um dia depois da participação no III seminário que discutiu a revitalização dos rios maranhenses, o prefeito de Caxias-MA, Fábio Gentil e os secretários municipais fizeram um passeio pelo Rio Itapecuru na manhã desse sábado (08/07).

De barco, eles percorreram aproximadamente 7 km do Centro ao Balneário Veneza. No Balneário, o prefeito já estava sendo aguardado pela população. O objetivo foi abraçar o lago do Balneário Veneza que está completamente limpo após dois meses de trabalho da coordenação do local em parceria com a Secretária de Infraestrutura.
“Nós queremos despertar para a preservação desse local. Nós como gestores públicos temos nossas incumbências de resolver e melhorar, mas o gestor maior é a população que deve cuidar para a posteridade, para os filhos e netos. Hoje nós simbolizamos com esse abraço a necessidade que nós temos de chamar a atenção da sociedade para a preservação desse local. A Veneza é um dos bens mais preciosos que temos”, lembrou Antonione (Torneirinho), coordenador do Balneário Veneza.

“Nós fizemos uma parceria com o responsável pela Veneza, estivemos em outras reuniões e resolvemos criar trilhas ecológicas, que já existem na Veneza, inclusive os nossos alunos já estão participando, só que a partir de agosto tem uma atração a mais para as nossas escolas, eles virão para cá conhecer a fauna e a flora, conhecer a Veneza, tomar um banho nessas águas limpas ou utilizar a lama negra, caso sintam necessidade”, disse Ana Célia Damasceno , secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Essa interação é necessária entre o poder público e o próprio povo para que possamos manter vivos o que há de mais importante na nossa cidade, os pontos turísticos, a nossa história. Nós estamos chamando a atenção da necessidade para união entre o povo e a Prefeitura. Eu tenho certeza que as pessoas vão se sensibilizar para manter esse espaço preservado. Hoje nós viemos de lancha conhecendo todo o trajeto da Beira Rio até o Balneário Veneza, vendo aquilo que pode ser feito para valorizar e respeitar todo esse patrimônio, mantendo vivo o Rio Itapecuru que abastece mais de 80% de nossa cidade. Tenho certeza que nossa visão hoje é mais conhecedora do problema para investirmos muito mais”ressaltou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias.

O Balneário Hidromineral da Veneza está dentro de uma reserva florestal tombada pelo decreto estadual nº 11.681/1990, de aproximadamente 40 hectares. A área é composta de fonte de água mineral sulfurosa e lama negra com propriedades medicinais. É considerada um dos patrimônios da cidade e um dos principais pontos turísticos da região.

“Sem palavras. A Veneza é muito importante para a nossa cidade e para a nossa região. Temos que lutar pela preservação para que as gerações futuras possam desfrutar. O prefeito está de parabéns”, disse Rômulo Marco, morador do Cangalheiro.

“É uma área de lazer para nós caxienses. Temos o dever de manter esse lugar limpo, preservar. Nossas crianças, o futuro delas também depende da preservação da Veneza” lembra, Ivonete Pereira, moradora da Vila Alecrim.

“A Veneza é um cartão postal, a revitalização e a preservação da Veneza é um sonho da comunidade caxiense. Hoje estamos vendo esse sonho realizado”, disse Darlan Almeida, vereador de Caxias.

Após a benção do padre Gilberto, dezenas de pessoas deram as mãos em um grande abraço simbólico no lago revitalizado. Durante o ato, todos rezaram o pai nosso. Logo depois, o prefeito Fábio Gentil, a primeira dama Letícia Mabel e secretários municipais e banhistas deram um mergulho nas águas cristalinas da Veneza, dando uma verdadeira declaração de amor a um dos principais cartões postais de Caxias.

“Caxias está de parabéns. Nós somos privilegiados por Deus por ter um banho tão bonito. Como nós dizemos ali na placa: preserve este lugar! vamos manter limpo que ele é todo nosso”, expressou Murilo Novais, secretário de Infraestrutura.

Prefeito Fábio Gentil e Antonione Santos, coordenador 
do Balneário Veneza
“É uma satisfação está mergulhando aqui. Estamos preservando, estamos cuidando e a intenção é essa, deixar que os nossos caxienses possam aproveitar”, disse Letícia Mabel, primeira Dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

“A cidade que nós escolhemos foi Caxias, hoje tomar um banho nessas águas é um sinal de amor e respeito, fazendo com que nós possamos valorizar o que nós temos. Vamos valorizar a Veneza, vamos valorizar Caxias, porque ela é a cidade que a gente quer”, finalizou Fábio Gentil, prefeito de Caxias. (Blog do Sabá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário