.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 3 de julho de 2017

PREFEITO NALDO BATISTA COMEÇA OBRAS NO BALNEÁRIO PISCINA NOVA, O PRINCIPAL PONTO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE BURITI

O prefeito Naldo Batista (PC do B) começou a realizar obras de revitalização do Balneário Piscina Bar no município de Buriti-MA nesta semana.

No local, trabalhadores, técnicos e máquinas trabalham a todo vapor para trazer de volta a área de lazer buritiense que, em tempos dourados, atraía pessoas de diversos lugares do Maranhão.

Num ritmo de esforço concentrado, de domingo a domingo, a equipe de limpeza intensificou os trabalhos de revitalização da piscina pública que, devido ao abandono das últimas gestões municipais, estava praticamente imprópria para banho, pois continha uma enorme quantidade de sujeira.

Veja o vídeo mostrando o trabalha de limpeza:

Tido como um cartão postal do município de Buriti-MA, a construção do atual balneário, chamado popularmente de “Piscina Nova”, devido já ter havido outra antes, foi iniciado em 1987 e concluído em 1988, no curso do Riacho do Morro, na administração da ex-prefeita Dra Elza Magaldi Machado (Gestão 1983-1988). Na primeira gestão do ex-prefeito Zé Vilar (1989-1992), a Piscina foi reformada, ampliada e ganhou o piso interno. Em 1993, o ex-prefeito Dr Alan Novais Viana (1993-1996) também realizou modificações, fez um playground, área que hoje serve apenas como campo de areia, e levou calçamento para toda extensão da Rua da Piscina, melhorando o acesso ao balneário.

Agora, a Piscina Pública Municipal volta a ganhar importância na atual gestão e acabou incluído no mais amplo projeto de reformas e revitalização de praças e espaços públicos de lazer da cidade dos últimos anos. 
"O objetivo é oferecer o lazer à população aproveitando o movimento no período do festejo de Sant'Ana para atrair visitantes e ampliar a circulação de dinheiro no nosso município", disse o prefeito Naldo Batista.

Veja mais imagens do processo de limpeza e observe o quanto o balneário estava sendo mal cuidado.


BREVE HISTÓRICO DO BALNEÁRIO PISCINA NOVA
Nos idos de 1970 através de um projeto inédito e utópico, o ex-prefeito Francisco Machado (gestão 1970-1975) realizou a construção da primeira piscina pública municipal no curso do Riacho do Morro. OBalneário “Piscina Velha” tornou - se o principal cartão-postal do município. O primeiro mergulho foi dado pelo então prefeito “Chico Machado” e a primeira-dama Hildete em 20 de Outubro de 1970.

Administrações se sucederam e o primeiro balneário acabou sendo esquecido, apenas visitado por aqueles que desejavam águas mais calmas ou mesmo um pouco de solitude. No entanto, entre 1987 e 1988, um novo balneário, chamado “Piscina Nova”, foi construído, seguindo o curso natural do riacho do morro, um pouco mais à frente da Piscina Velha, na administração da ex-prefeita Dra Elza Magaldi Machado (Gestão 1983-1988). Na primeira gestão do ex-prefeito José Machado Vilar (1989-1992), a Piscina foi reformada, ampliada e ganhou o piso interno. Em 1993, o ex-prefeito Dr Alan Novais Viana (1993-1996) também realizou modificações, fez um playground, área que hoje serve apenas como campo de areia, e levou calçamento para toda extensão da Rua da Piscina, melhorando o acesso ao balneário.

Alcançando seu apogeu na década de 90 do século passado, quando para lá se dirigiam centenas de moradores locais, muitos iam do centro da cidade pelo morro, e também turistas de várias partes do Maranhão à procura do espaço que contava com uma belíssima piscina que ofertava deliciosos banhos, rodeada pelo verde natural das matas buritienses.

Ambiente confortável e seguro, todos ficavam encantados com o banho natural, entre o verde e a selva de pedras que se ladeavam. Frutos como azeitona brava, pitomba, buriti, marmelo do campo (também conhecido por “marmelada de cachorro”), tamarindo e babaçu, entre outros achados ao longo dos matagais que davam acesso ao balneário, matavam a fome de quem se esbaldava nas águas fartas da piscina. Na época, lendas também eram contadas pelos que adentravam as matas do morro para tomar seu banho nas frescas águas dos riachos do município.
Enfim, havia diversão, geração de emprego, aumento de receita do município com recursos dos turistas. Tudo isso foi perdido, em parte, pelo abandono do Balneário durante os últimos anos, a ponto de muita sujeira ficar acumulada e, gradativamente, as pessoas deixarem de visitá-lo, especialmente, para o banho.

O prefeito Naldo Batista, utilizando receitas próprias do FPM, inicia o resgate desse ponto turístico da Terra de Inácia Vaz com a limpeza geral da Piscina e melhoramentos nas áreas de lazer ao derredor do Balneário. Ao Correio Buritiense, ele disse que vai tentar projeto específico na pasta estadual do turismo para fazer uma ampla reforma no local. (Contibuição do Correio Buritiense)


Nenhum comentário:

Postar um comentário