.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Secretaria de Educação da cidade de Duque Bacelar mantém tradições folclóricas nas escolas

A prefeitura de Duque Bacelar por intermédio da Secretaria de Educação, na pessoa da secretária Lucia Oliveira, realizou na Escola Municipal Maria Vieira, a Culminância do Projeto Folclore nas Escolas, que aconteceu nesta quarta-feira (23), envolvendo crianças e adultos no desenvolvimento das atividades alusivas a permanência da cultura brasileira.

As diversas expressões da cultura popular folclórica da cidade de Duque Bacelar, fazem parte das tradições culturais da região do nordeste brasileiro. Atuando em um universo de centenas de crianças e adultos. Os professores da rede de ensino local, utilizaram elementos como as danças indígenas bumba meu boi, comidas típicas, assim como ervas medicinais, contos ilustrativos de personagens de lendas populares para estimular o aprendizado.

O projeto recebeu destaque especial, pois teve como tema a descoberta e a valorização das diferentes culturas do Brasil e envolveu conteúdos de matemática, linguagem e ciências naturais e humanas.

Os coordenadores da SEMED estiveram envolvidos na mobilização da rede de ensino, a partir dos preparativos até as atividades finais, assim como toda a escola, foi inserida nas atividades em geral, no tocante as ajudas nos figurinos e manutenção das apresentações. 
Os estudantes participaram das danças, da cantoria, tocaram instrumentos, pintaram animais, escreveram historinhas, ajudando na colagem e acabamentos dos apetrechos finais.

“Passamos a incluir tradições no calendário escolar, desde como preparar as brincadeira e apresentações, por meio da confecção de bandeirolas, até as danças populares, além de atividades como os lendários contos, que em cada leitura, são vividos com muita emoção pelas crianças que despertam grande entusiasmo e assim no desenvolvimento cultural de cada uma”, explica a coordenadora Elisângela Bacelar.

Para a secretária Lucia Oliveira o incentivo à leitura é promovido entre as crianças matriculadas na rede de ensino Municipal de Educação Infantil da cidade, e no quesito folclórico, isso acontece acontece por meio de personagens de lendas populares, como Boitatá, Mula Sem Cabeça e Saci Pererê entre outros.

“Nós incluímos no aprendizado infantil as mais diversas histórias tradicionais, de maneira envolvente a ponto de despertar nas crianças o interesse pela leitura e a preservação de nossas tradições culturais. Além da leitura, oferecemos atividades como colagem, música e dança. Em alguns casos, trabalhamos também com os frutos e a culinária regional". 

"Estamos abordamos temática de simples compreensão, com fundamental relevância no despertar para uma maior difusão da cultura nordestina e brasileira para nossos estudantes”, disse a secretária de educação Lucia Oliveira.

 


Imagens: Studio MAx

Nenhum comentário:

Postar um comentário